A História do Renascimento - Leonard Orr




Em 1962, durante um banho de banheira, Leonard Orr teve uma experiência de regressão. Durante 3 horas, ele não conseguiu sair da banheira pois se sentia fraco como um bebê indefeso (na época ele não tinha idéia do que havia acontecido, só em 1974 ele identificou que tinha regredido para os estados de consciência pré-natal e de nascimento). Leonard costumava relaxar por longos períodos em sua banheira até sentir vontade de sair, o  que chamou de "barreira de urgência", ao sentir essa vontade ele refletia sobre o "por que" da urgência (algo horrível podia acontecer, poderia perder algo, culpa e outros pensamentos e sentimentos desagradáveis) e ficava mais um pouco até ultrapassar essa barreira, o que proporcionava fantástica revelações sobre si mesmo e a vida. Nesses processos realizados ao longo dos anos, Leonard acessou memórias de sua concepção, pré-natais e nascimento.

Em 1973, durante um de seus seminários sobre psicologia espiritual, ele falou sobre memórias de nascimento e muitos dos participantes ficaram interessados em resgatar essas memórias. Então, Leonard sugeriu que fossem para casa e ficassem pelo menos meia hora na banheira até sentirem o impulso de sair da água. Após esta experiência, muitos participantes relataram liberações poderosas. Alguns deles comentaram que seria bom ter alguém ao lado durante esses processos e Leonard se ofereceu. Como ele já tinha passado por essas experiências, ele observou que sua presença facilitava ainda mais o aflorar da memórias e a intensidade das experiências.

Depois disso, Leonard teve a idéia de usar um snorkel e um protetor nasal para poder ficar totalmente imerso na água e simular o ambiente do útero. Inicialmente, ele não pensou em trabalhar com a respiração, mas cada vez que uma pessoa acessava algum tipo de memória ou bloqueio, ele pedia para ela respirar através do snorkel. Ele podia sentir em seu próprio corpo que a respiração ajudava a liberar o bloqueio mais rapidamente e impedindo que se permanecesse estagnadas no mesmo. Depois disso ele levava a pessoa para a fora da banheira e a deixava com alguém cuidando delas até que alcançasse a integração e um estado de paz e bem aventurança.

Após conduzir centenas de sessões de Renascimento na banheira de água quente, ele observou que, durante as sessões, todas as pessoas estavam respirando num ritmo conectado similar, no qual a inspiração se fundia com a expiração. A liberação da respiração ocorria e o mecanismo de respiração se abria. Intuitivamente, ele começou a guiar as pessoas nesse ritmo de respiração conectada e a ensinar seus alunos a não permaneceram no drama, superando o trauma por meio da respiração, até completar o ciclo de Energia.

Com o tempo, Leonard e sua equipe de renascedores, muitas vezes pediam a seus clientes que lessem em voz alta o livro Nascer Sorrindo (Birth Without Violence, no original em inglês), de Frédéric Leboyer, antes de suas sessões, como o objetivo de ativar suas memórias referentes ao nascimento. Ocasionalmente, durante a leitura do livro, alguém tinha um renascimento espontâneo. Leonard também percebeu que pessoas estavam tendo regressões espontâneas na sua presença durante seus seminários, quando isso ocorria, um renascedor assistente ajudava a completar a sessão de Renascimento em outra sala. Assim, Leonard percebeu que era possível regredir sem a presença da água e começou a experimentar com o ritmo da respeiração conectada fora d'água e a guiar sessões de Renascimento "a seco", até aperfeiçoar o método.

Ao longo dessa trajetória, nasceu uma técnica de cura e ao mesmo tempo poderosa e suave, bem como uma fantástica profissão. Ele descobriu que era muito mais fácil guiar a respiração e a atitude da pessoa fora da água e que a respiração pelo nariz era muito mais adequada, especialmente nas 10 primeiras sessões. As pessoas experimentavam a liberação da respiração de forma mais amorosa, superavam o drama mais rapidamente e a aprendiam a respirar Energia de forma mais eficiente. Nos anos posteriores, Leonard Orr descobriu outras técnicas de que chamou de purificação espiritual.

O Renascimento se espalhou pelo mundo, alcançando milhares de pessoas e dando origem a muitas escolas, com ramos e práticas diferentes que, entretanto, algumas não acompanharam todo o desenvolvimento de Leonard, inclusive as técnicas de purificação espiritual. Até hoje, existem escolas que ensinam a técnica com a respiração apenas pela boca. Por isso é muito importante conhecer a história do Renascimento antes de escolher um local para treinar ao até mesmo receber sessões. Eu mesma já me deparei com diversos tipos de "renascimentos" que não seguiam as orientações de Leonard, o que me gerou mais bloqueios do que curas.

A técnica desenvolvida por Leonard Orr é uma a forma rápida, profunda e amorosa de cura. Mais do que uma técnica, o Renascimento é uma dádiva para que possamos viver de forma mais alegre, saudável e plena. É uma prática que uma vez aprendida, podemos levar para toda a vida, como fonte de saúde física, mental e espiritual.

Fonte: Manual para Profissionais de Renascimento, escrito por Fanny Van Laere, que trabalhou Leonard Orr, durante 18 anos, e contou com a supervisão do próprio para o desenvolvimento e publicação do mesmo. Site de Leonard Orr: rebirthingbreathwork.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Fiften Biggies by Leonard D. Orr

Sessões de Respiração de Renascimento