Exercícios de Respiração

Essa é uma sequência de exercícios de respiração bem poderosa, extraída do Manual para Profissionais de Renascimento, escrito por Fanny Van Laere e Leonard.

É sempre recomendável descansar e relaxar entre os exercícios e suas repetições.

Sugere-se também, praticar com persistência para obter mais benefícios.

  • 20 (vinte) respirações conectadas
Embora não seja aconselhável que um iniciante realize um ciclo de energia sem a presença de um Renascedor profissional, este exercício pode ser realizado por qualquer pessoa.

Faça 4 (quatro) respiraçãos curtas pelo nariz e 1 (uma) longa (a plenos pulmões, bem profunda quanto possível). Repita esse ciclo 4 vezes, que somarão 20 respirações. As respirações devem ser conectadas uma à outra, sem pausa, ao termiar de expirar, já inspire imediatamente. Esse tipo de respiração é chamada conectada ou circular. Num determinado momento, parece que inspiração e a expiração se fundem.

  • 6 (seis) respirações alternadas pelo nariz
Para realizar este exercício, fechamos a narina direita com o polegar (os dedos indicador e médio estão dobrados). Inspiramos com a narina esquerda e depois fechamos com os dois últimos dedos (anelar e mínimo). Em expiramos com a narina direita. Em seguida, inspiramos pela mesma narina (a direita) e expiramos pela esquerda. Voltamos a inspirar pela esquerda e expirar pela direita...assim por diante. No total, fazemos 6 respirações. Este exercício ativa e purifica os nadis (canais de energia) de cada orifício nasal, permitindo que a energia flua melhor pelo nosso corpo. Os iogues recomendam que ele seja feito de uma a três vezes por dia (não mais do que três!). Quando praticado ao longo de um ano, ele proporciona grandes benefícios.

  • 6 (seis) respirações alternadas pelo nariz, com mantra
É  mesmo exercício anterior mas após a inspiração repita mentalmente 3 vezes um mantra ou afirmação (que esteja trabalhando em seu processo) e só então depois expire. Uma sugestão de mantra é o: Om Namaha Shivaiya (Ser Infinito, Manifestação Infinita e Inteligência Infinita), devido ao som e a vibração das sílabas.

  • 20 (vinte) conectadas – com a língua entre os dentes
Para este exercício, mantenha a boca fechada e coloque a língua entre os lábios e os dentes, em cima (atrás do lábio superior) ou embaixo (atrás do lábio inferior). Então faça as 20 respirações conectadas pelo nariz. Este é um exercício muito eficiente para a superação da raiva. Você pode praticá-lo quando estiver com raiva e será capaz de lidar com essa emoção mais facilmente. Também é muito benéfico para as pessoas que rangem os dentes durante o sono (bruxismo), porque, na verdade, isto ocorre devido à raiva reprimida. Nestes casos, o exercício deve ser praticado antes de dormir.

  • 20 (vinte) conectadas através da boca, com a boca aberta
Faça o exercício das 20 respirações conectadas, mas, desta vez, respirando com a boca bem aberta. Mantenha a boca tão aberta quanto puder, mas de forma que fique confortável. A língua deve estar relaxada. Com este exercício, os sentimentos reprimidos e a energia bloqueada vêm à superfície e são liberados. Se você perceber sensações desagradáveis, volte à respiração pelo nariz.

  • 20 (vinte) respirações conectadas através do nariz, mas com a boca aberta:
Faça o exercício das 20 respirações conectadas respirando pelo nariz, mas, com a boca bem aberta. Também neste exercício, mantenha a boca tão aberta quanto possível, de forma que fique confortável e com a língua relaxada. Esta é a respiração mais eficiente para remover a energia negativa do corpo.

  • 20 (vinte) respirações conectadas silenciosas
Faça o exercício das 20 respirações conectadas através do nariz, mas respirando de forma tão suave que não haja qualquer ruído tanto na entrada quanto na saída do ar. O propósito deste exercício é desenvolver a sua consciência a respeito da energia. Ela leva você a perceber que é mais fácil se conectar com a energia se a respiração for suave e se você se concentrar. Esse exercício ajuda a desbloquear os canais nasais, assim como superar sinusites e resfriados. Se quiser, finalize esse exercício com três grandes respirações ruidosas.

  • 20 (vinte) respirações conectadas - 9 (nove curtas) e 1 (uma longa)
Faça as 20 respirações conectadas através do nariz, mas desta vez com um ritmo diferente: nove respirações curtas e a décima longa, por duas vezes.

  • Respiração intuitiva
Para desenvolver o domínio sobre a sua respiração, é importante abandonar os maus hábitos respiratórios. Quando se consegue fazer isso, a respiração se torna natural e você pode identificar, intuitivamente, como tem que respirar para ter a Energia fluindo em seu corpo.Neste exercício, faça as 20 respirações conectadas, alternando respirações longas e curtas, do jeito que quiser. Escolha o que for mais prazeroso no momento.

Nos instagram @renascendo.com.br encontram-se algumas demonstrações de exercícios. Clique na imagem abaixo:

https://www.instagram.com/p/Bm1IpBpnud0/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Renascimento - Leonard Orr

The Fiften Biggies by Leonard D. Orr

Sessões de Respiração de Renascimento